[editar]A Pedagogia da Libertação
Painel Paulo Freire no CEFORTEPE - Centro de Formação,
Tecnologia e Pesquisa Educacional da Secretaria Municipal de Educação de Campinas-SP
Paulo Freire delineou uma Pedagogia da Libertação, intimamente relacionada com a visão marxista do Terceiro Mundo e das consideradas classes oprimidas na tentativa de
elucidá-las e conscientizá-las politicamente. As suas maiores contribuições
foram no campo da educação popular para a alfabetização e a conscientização
política de jovens e adultos operários, chegando a influenciar em movimentos
como os das Comunidades Eclesiais de Base (CEB).
No entanto, a obra de Paulo Freire não se limita a esses
campos, tendo eventualmente alcance mais amplo, pelo menos para a tradição de
educação marxista, que incorpora o conceito básico de que não existe educação
neutra. Segundo a visão de Freire, todo ato de educação é um ato político.
§ 1959: Educação e atualidade brasileira. Recife: Universidade Federal do Recife, 139p. (tese de concurso público
para a cadeira de História e Filosofia da Educação de Belas Artes de
Pernambuco).
§ 1961: A propósito de uma administração. Recife: Imprensa Universitária, 90p.
§ 1963: Alfabetização e conscientização. Porto Alegre: Editora Emma.
§ 1968: Educação e conscientização: extencionismo rural. Cuernavaca (México): CIDOC/Cuaderno 25, 320 p.
§ 1970: Pedagogia do oprimido. New York: Herder & Herder, 1970 (manuscrito em
português de 1968). Publicado com Prefácio de Ernani Maria Fiori. Rio de
Janeiro, Paz e Terra, 218 p., (23 ed., 1994, 184 p.).
§ 1976: Ação cultural para a liberdade e outros escritos. Tradução de Claudia Schilling, Buenos Aires: Tierra
Nueva, 1975. Publicado também no Rio de Janeiro, Paz e terra, 149 p. (8. ed.,
1987).
§ 1977: Cartas à Guiné-Bissau. Registros de uma experiência em processo. Rio de Janeiro: Paz e Terra, (4 ed., 1984), 173 p.
§ 1978: Os cristãos e a libertação dos oprimidos. Lisboa: Edições BASE, 49 p.
§ 1979: Consciência e história: a práxis educativa de Paulo Freire (antologia). São Paulo: Loyola.
§ 1979: Educação e mudança. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 112 p.
§ 1979: Multinacionais e trabalhadores no Brasil. São Paulo: Brasiliense, 226 p.
§ 1980: Quatro cartas aos animadores e às animadoras culturais. República de São Tomé e Príncipe: Ministério da Educação
e Desportos, São Tomé.
§ 1980: Conscientização: teoria e prática da libertação; uma introdução ao
pensamento de Paulo Freire. São Paulo: Moraes, 102 p.
§ 1981: Ideologia e educação: reflexões sobre a não neutralidade da educação. Rio de Janeiro: Paz e Terra.
§ 1982: A importância do ato de ler (em três artigos que se completam). Prefácio de Antonio Joaquim Severino. São Paulo: Cortez/
Autores Associados. (26. ed., 1991). 96 p. (Coleção polêmica do nosso tempo).
§ 1982: Sobre educação (Diálogos), Vol. 1. Rio de Janeiro: Paz e Terra ( 3 ed., 1984), 132 p.
(Educação e comunicação, 9).
§ 1982: Educação popular. Lins (SP): Todos Irmãos. 38 p.
§ 1983: Cultura popular, educação popular.
§ 1985: Por uma pedagogia da pergunta. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 3ª Edição
§ 1986: Fazer escola conhecendo a vida. Papirus.
§ 1987: Aprendendo com a própria história (com Sérgio Guimarães). Rio de Janeiro: Paz e Terra, 168 p. (Educação e
Comunicação; v.19).
§ 1988: Na escola que fazemos: uma reflexão interdisciplinar em educação popular. Vozes.
§ 1989: Que fazer: teoria e prática em educação popular. Vozes.
§ 1990: Conversando com educadores. Montevideo (Uruguai): Roca Viva.
§ 1990: Alfabetização - Leitura do mundo, leitura da palavra (com Donaldo Macedo). Rio de Janeiro: Paz e Terra, 272 p.
§ 1991: A educação na cidade. São Paulo: Cortez, 144 p.
§ 1991: A Importância do Ato de Ler - em três artigos que se completam. São Paulo: Cortez Editora & Autores Associados, 1991.
(Coleção Polêmicas do Nosso Tempo, v 4)- 80 p.
§ 1992: Pedagogia da esperança: um reencontro com a Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra (3 ed. 1994), 245 p.
§ 1993: Professora sim, tia não: cartas a quem ousa ensinar. São Paulo: Olho d'água. (6 ed. 1995), 127 p.
§ 1993: Política e educação: ensaios. São Paulo: Cortez, 119 p.
§ 1994: Cartas a Cristina. Prefácio de Adriano S. Nogueira; notas de Ana Maria Araújo Freire. São
Paulo: Paz e Terra. 334 p.
§ 1994: Essa escola chamada vida. São Paulo: Ática, 1985; 8ª edição.
§ 1995: Pedagogia: diálogo e conflito. São Paulo: Editora Cortez.
§ 1996: Medo e ousadia. Prefácio de Ana Maria Saul;
Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987; 5ª Edição.
§ 2003: A África ensinando a gente (com Sérgio Guimarães). Rio de Janeiro: Paz e Terra, 248 p.
[editar]Bibliografia sobre Paulo
Freire
§ BARRETO, Vera. Paulo Freire para educadores. São Paulo: Arte & Ciência, 1998.
§ BEISIEGEL, Celso de Rui. Política e educação popular. São Paulo: Ática, 1982.
§ BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é método Paulo Freire. São Paulo: Brasiliense, 1981 (14ª ed, 1988), 113 p. -
(Coleção Primeiros Passos). Estudo pormenorizado da aplicabilidade do sistema
Paulo Freire de alfabetização.
§ BRANDÃO, Carlos Rodrigues
(editor). O que é método Paulo Freire. São Paulo, Brasiliense, 1981.
§ CABRAL, G. Paulo Freire e justiça social. Petrópolis: Vozes, 1984. Obra que ressalta, no
pensamento de Freire, a questão de uma ordem social justa e fraterna.
§ CANAVIEIRA, Manuel (Org.). Alfabetização: caminho para a liberdade. Lisboa: Edições BASE, 1977, 86 p. Expõe e comenta o
sistema Paulo Freire de alfabetização e considera-o como uma ação pedagógica
conscientizadora.
§ CUNHA, Diana A. As utopias na educação; ensaios sobre as propostas de
Paulo Freire. Rio de Janeiro: Paz e Terra,
1985, 79 p. (2 ed. 1989, Educação e Comunicação,v. 14).
§ DAMASCENO, Alberto; ARELARO,
Lisete Regina Gomes; FREIRE, Paulo. Educação como ato político partidário. 2.ed., São Paulo: Cortez, 1989. 247 p.
§ DAMKE, Ilda Righi. O processo do conhecimento na pedagogia da libertação: as
idéias de Freire, Fiori e Dussel. Petrópolis: Vozes, 1995, 165 p.
§ FREIRE, ANA MARIA ARAUJO. Paulo Freire: uma história de vida. Indaiatuba: Villa das Letras, 2006. Biografia completa de
Paulo Freire, escrita por sua viúva.
§ GADOTTI, Moacir. Convite à
leitura de Paulo Freire. São Paulo, Scipione, 1989.(2.ed. 1991). 175 p.
§ GADOTTI, Moacir. Convite à leitura de Paulo Freire. São Paulo: Scipione, 1989.
§ ___________ (org.). Paulo Freire: uma bibliografia. São Paulo: Cortez, 1996.
§ ___________, Peter McLaren e
Peter Leonard (org.). Paulo Freire: poder, desejo e
memórias da libertação. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.
§ JORGE, J. Simões. A Ideologia de Paulo Freire. São Paulo: Loyola, 1979.
§ HERNÁNDEZ, Isabel. Educação e sociedade indígena; uma aplicação bilíngue do
método Paulo Freire. São
Paulo: Cortez, 1981, 114 p.
§ HUMBERT, Colette. Conscientização: a experiência e a investigação de Paulo
Freire. Lisboa: Moraes, 1977, 180 p.
§ JANNUZZI, Gilberta S. Martino. Confronto pedagógico: Paulo Freire e Mobral, 1979, 111 p. São Paulo,Cortez & Moraes. (3 ed.,
1987 pela Cortez/Autores Associados-(Coleção Educação Contemporânea).
§ JORGE, J. Simões. A ideologia
de Paulo Freire. São Paulo, Loyola, 1979, 87 p. (2 ed., 1981).
§ _____________.Sem ódio nem
violência: a perspectiva da liberdade segundo Paulo Freire. São Paulo, Loyola,
1979, 89p. (2 ed., 1981).
§ _____________.Educação crítica
e seu método. São Paulo, Loyola, 1979, 110 p.
§ _____________.Libertação, uma
alienação? A metodologia antropológica de Paulo Freire. São Paulo, Loyola,
1979, 97 p.
§ MACKIE, Robert
(Editor).Comunicação e cultura: as idéias de Paulo Freire. Tradução de Paulo
Kramer. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1981, 167 p.
§ MANFREDI, Sílvia Maria.
Política e educação popular (experiências de alfabetização no Brasil com o
método Paulo Freire - 1960-1964). São Paulo, Cortez/Autores Associados, 1981,
156 p.
§ MONTEIRO, Agostinho dos Reis.
A educação, acto político. Lisboa, Livros Horizontes, 1976.
§ MOURA, Manuel. O pensamento de Paulo Freire; uma revolução na educação. Lisboa: Multinova, 1978, 150 p.
§ MONCLÚS, Antonio. Pedagogia de la contradicción: Paulo Freire. Barcelona: Anthropos, 1988.
§ PAIVA, Vanilda Pereira. Paulo Freire e o nacionalismo-desenvolvimentista. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1980, 208 p.
(Coleção Educação e Transformação, v.3) (Boletim CEDOC, pg.89
§ POEL, Maria Salete van der. Alfabetização de adultos: sistema Paulo Freire: estudo de
caso num presídio.
Petrópolis: Vozes, 1981, 224 p.
§ SAUL, Ana Maria (org.). Paulo
Freire e a formação de educadores: múltiplos olhares. São Paulo, Articulação
Universidade/Escola, 2000.
§ SCHMIED-KOWARZIK,
Wolfdietrich. "A dialética do diálogo libertador de Freire". In:
Pedagogia dialética: de Aristóteles a Paulo Freire. São Paulo, Brasiliense,
1983, p. 68-80.
§ SCOCUGLIA, Afonso Celso. A
história das idéias de Paulo Freire e a atual crise de paradigmas. João Pessoa,
Editora Universitária, 1999.
§ SCHELLING, Vivian. A presença
do povo na cultura brasileira: ensaio sobre o pesamento de Mário de Andrade e
Paulo Freire. Tradução: Federico Carotti. Campinas, Ed. Unicamp, 1990, 421 p.
§ SCHUSTER, Eva. Comunicação e cultura: as idéias de Paulo Freire. Tradução de Paulo Kramer. Rio de Janeiro, Paz e Terra,
1981, 167 p.
§ VANNUCCHI, Aldo (Org.). Paulo Freire ao vivo. São Paulo, Loyola, 1983. (Coleção EDUC-Ação).
§ TORRES, Carlos Alberto.
Leitura crítica de Paulo Freire. São Paulo: Loyola, 1981.
§ _____________. Pedagogia da luta: da pedagogia do oprimido à escola
pública popular.
Campinas: Papirus, 1997.
TORRES, Rosa Maria. Educação Popular: um encontro com Paulo Freire. São Paulo: Loyola, 1987.
Comentário: Lembro-me de ter ouvido uma entrevista de Paulo Freire no rádio e num certo momento o entrevistador perguntou-lhe se era ateu. Paulo Freire então lhe respondeu: como posso ser ateu! Será que as pessoas ainda não perceberam e nem entenderam que toda a pedagogia e método Paulo Freire estão baseados na pedagogia e métodos utilizados por Jesus Cristo?