CIÊNCIAS SOCIAIS

CIÊNCIAS SOCIAIS

14 de dez. de 2009

Câmara Municipal do Recife

Vereador Realiza Reunião Pública em Homenagem a Sociólogos











A reorganização dos sociólogos pernambucanos através de um


Sindicato e a necessidade de se preservar a memória de Gilberto Freyre e discutir a obra dele, foram temas debatidos em reunião pública realizada na manhã desta quarta-feira, 9, na Sala das Comissões da Câmara Municipal do Recife. O objetivo do encontro foi homenagear os Sociólogos que este ano comemoram pela primeira vez no Brasil o seu dia amanhã, 10 de dezembro. A iniciativa da reunião foi do vereador Daniel Coelho (PV).

O presidente da Federação Nacional dos Sociólogos, Manoel Matias Filho, fez um histórico das lutas da categoria com vistas à reorganização. Ele ressaltou que a data oficial, 10 de dezembro, como Dia Nacional do Sociólogo, foi decidida em abril do ano passado, durante congresso nacional da categoria. “A escolha da data deveu-se ao dia em que foi sancionada a Lei Federal 6.888/1980, que regulamenta a profissão. Além desta homenagem, aqui na Câmara Municipal do Recife, outras duas estão ocorrendo em Belém (PA) e Belo Horizonte (MG)”, afirmou.
Manoel Matias Filho afirmou que quatro projetos de lei estão tramitando no Congresso Nacional visando atualizar essa lei no que diz respeito ao ensino da Sociologia, à Lei de Diretrizes e Bases (LDB) e às funções técnicas dos Bacharéis de Sociologia. Ele também acrescentou que uma Assembléia Geral está marcada para o dia 12 de Janeiro de 2010, no auditório da Fundação Joaquim Nabuco, Derby, às 19h, para reativar em Pernambuco o Sindicato dos Sociólogos, que foi extinto no início da década de 1990.
O Sociólogo da Fundação Joaquim Nabuco, Hugo Cortês, que foi diretor do antigo Sindicato, disse ve “com alegria a iniciativa do grupo em retomar o movimento sindical, que morreu por inanição”. A Socióloga Elaine Noya adiantou que a reabertura de um órgão de classe nesse momento é muito saudável porque “estamos trabalhando muito desarticulados e precisamos nos reorganizar”.
O Vereador Daniel Coelho ressaltou a importância do Sociólogo na formação dos estudantes brasileiros. “Ele é fundamental, principalmente no ensino médio, onde tem é mais forte a formação política e a educação cidadã. Por isso, reiteramos o nosso apoio à categoria porque entendemos que a médio e longo prazos os sociólogos contribuirão para as mudanças na sociedade. A categoria organizada não vai lutar somente por melhores salários, mas também pelas questões que ajudam a compreender melhor a Nação”, afirmou. A Deputada Estadual Tereza Leitão (PT), que também apoia a luta dos Sociólogos, enviou para a reunião o Chefe de Gabinete, Marcos Pereira.
Fabiana Pasine, que é participante do movimento de reorganização do Sindicato, lembrou que Pernambuco sempre se destacou nas lutas da categoria. “Foi Pernambuco quem enfrentou a luta pela inclusão da Sociologia e da Filosofia no ensino médio. Agora nossa luta é pela reativação da entidade sindical”, observou. Ela informou que a categoria está organizando a minuta de um projeto de lei para que o Congresso Nacional aprove a proposta de tornar o Sociólogo Gilberto Freyre Patrono das Ciências Sociais.
Outra participante da reunião, a Professora Universitária Rivaneide Batista, defendeu que a obra do autor de Casa Grande & Senzala seja lida e conhecida, com mais profundidade, pelos Sociólogos pernambucanos. A presidente da Fundação Gilberto Freyre, Sonia Freyre, lamentou o fato de que o pai receber mais homenagens no exterior do que mesmo no Brasil. E, colocou o auditório da entidade à disposição da Comissão de Reorganização do Sindicato. “Às vezes o recomeço é melhor que o começo”, disse ela.
Em 09.12.2009, às 15h55.
________________________________________





Câmara Municipal do Recife
Rua Princesa Isabel,410-Recife PE - CEP 50050450
Fone: (081)3301-1268 Fax: (081)3301-1262
Copyright © Interlegis

Nenhum comentário:

Postar um comentário