CIÊNCIAS SOCIAIS

CIÊNCIAS SOCIAIS

2 de set. de 2010

COMUNIDADE INTERNACIONAL INAUGURA ACADEMIA CONTRA CORRUPÇÃO

Terra Notícias - 02 de Setembro de 2010

A comunidade internacional conta a partir desta quinta-feira com uma Academia contra a Corrupção para formar autoridades na luta contra este mal, inaugurada perto de Viena pelo Secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon.
A academia IACA, instalada em Laxenburg, a poucos quilômetros da capital austríaca, formará tanto funcionários do setor público como do privado. Esta nova instituição, que tem o status de organização internacional, conta com o apoio da Agência das Nações Unidas contra as Drogas e o Crime (ONUDC), da agência antifraude OLAF da União Europeia (UE) e do governo austríaco.
A assinatura do documento fundador, por 35 países, aconteceu diante de 600 representantes do mundo inteiro.
O Banco Mundial calcula que a corrupção a nível mundial representa mais de um trilhão de dólares.
* Para refletirmos, chamamos atenção apenas para um detalhe: resta saber se o Brasil e os outros Países vão assinar termos de cooperação com esta instituição e, se estes termos de cooperação não possuirão restrições que impossibilitem que esta instituição tenha liberdade de acesso à veracidade de documentos e fatos referentes, por exemplo, aos Paraísos Fiscais Mundiais, e, assim, tenham, portanto, plena liberdade para investigações e para serem isentas de amarras e manipulações das confrarias de sociedades secretas, de corporativismos de partidos políticos, etc, pois, como alguém já disse, "a exatidão e verdade acompanham a probidade" (Marquês de Maricá,18.05.1773 - 16.09.1848).
Caso isto não aconteça, teremos apenas mais uma instituição burocrática mundial, com grandes escalões ganhando altos salários pagos pelos Países e que apenas farão de contas que investigam...

Nenhum comentário:

Postar um comentário