CIÊNCIAS SOCIAIS

CIÊNCIAS SOCIAIS

13 de mai. de 2011

E ASSIM CAMINHA A EDUCAÇÃO PÚBLICA NO ESTADO DE PERNAMBUCO



Com a presença do Secretário de Administração (Ricardo Dantas) e do Secretário de Educação (Anderson Gomes) e a Comissão, aconteceu dia 11 às 8 horas a primeira rodada de negociação com o governo do Estado. Porém, para decepção geral, nada de novo foi acrescentado, o governo ainda "não sabe" como distribuir os R$ 71.053 milhões que cabem à Educação. Proposta alguma foi apresentada, falou-se na intenção de enxugar mais uma vez no Plano de Cargos e Carreiras, (claro que, para piorar a o que já está ruim), ou, conceder progressões pontuais para os servidores que recebem P.I.R ou seja, para àqueles que, com a mexida no Plano passaram a receber complementação para não haver redução salarial. Mostrou-se muitos números ,muitos investimentos governamentais, muita propaganda e, nenhuma intenção em resolver as questões financeiras da Pauta de Reivindicação da Categoria. Quando colocou-se a contradição do crescimento econômico do Estado que tem um Produto Interno Bruto superando a média nacional, o Secretário de Administração rebateu dizendo que, " Pernambuco tem fama de rico mas, a receita é de pobre" . Ora, então o que dizer da propaganda alardeada pelo governo em diferentes mídias? Para onde mesmo caminha o crescimento econômico do Estado?
E ainda, para matar nossa esperança na perspectiva de valorização profissional, o Secretário acrescentou: "2009 foi um ano de crise, 2011 é um ano de restrição, é um ano duro". Lembrem-se que,a crise de 2009 serviu de alegação para que o governo decretasse reajuste zero para o conjunto dos servidores.
Com o Secretário Anderson Gomes, discutiu-se outros pontos da Pauta como por exemplo a questão dos contratos temporários e a chamada imediata dos aprovados no último concurso, restauração da infra estrutura das escolas (parte elétrica, rede de esgoto, abastecimento d'água, cozinha, etc.), falta de mobiliário novos nas escolas, diários de classe, eleições diretas para gestores das unidades de ensino, entre outros. Segundo o Secretário Anderson Gomes, muita coisa deixa de ser resolvida no âmbito escolar porque não chega ao conhecimento da Secretaria, disse que, muitos diretores por questões diversas, omitem os problemas da escola e não enviam ofícios fazendo as devidas solicitações. Afirmou que, muita vem à saber quando surge na imprensa. Adiantou que foram compradas 70 mil cadeiras e que, esta semana 4 mil deverão chegar às escolas. Sem nada definido, e, sem nova reunião agendada, concluiu-se o primeiro capítulo da "rodada de negociação" com o governo do Estado. Assim, fica a Comissão no aguardo para o próximo chamado.
TEXTO DA COMPANHEIRA MARIA ALBENIA SILVA

É companheiros até quando a Educação vai ser tratada com esse descaso pelo Estado que teve um crescimento maior que a marca do país.
Realmente não dá pra entender por que Pernambuco insiste em pagar o PIOR SALÁRIO DO PAÍS AOS PROFESSORES.

Nenhum comentário:

Postar um comentário