CIÊNCIAS SOCIAIS

CIÊNCIAS SOCIAIS

1 de abr. de 2013

RESULTADOS FINAIS DA ENQUETE SOBRE O NOVO PACTO FEDERATIVO


Boa Noite, Nobres Colegas:

A nossa enquete chegou ao final com os seguintes resultados:
a- Sim: 25,0% dos votantes;
b- Não: 25,0% dos votantes;
c- O tema precisa ser mais debatido a nível nacional: 50,0%;
d- Não tem nenhuma opinião formada sobre o tema: 0,0%.
Também durante o tempo que a pesquisa esteve no ar postamos artigos com posicionamentos diversos (de políticos, jurista, e de minha pessoa) sobre o tema.
Finalizo a minha abordagem sobre o objeto da enquete (ser favorável ou não a um novo Pacto Federalista) e mais uma vez escrevo sobre o tema admirando-me que, embora tenha realizado o convite e chamado os(as) leitores(as) e autores colaboradores(as) para votarem e emitirem suas opiniões ou postarem textos relacionados ao tema neste blog para interagirem neste debate, nenhum dos colegas que inclusive sabemos serem cientistas políticos e frequentam este blog tenham se posicionado sobre o tema, tendo registrado apenas votações as quais não sabemos quem votou.
Acho isto grave, pois mais uma vez percebemos a nítida distância entre a Academia e a realidade externa à Academia, pois enquanto o debate sobre o novo pacto federativo e reforma política já estão sendo realizados na sociedade não vemos o posicionamento oficial dos cientistas políticos que deveriam inclusive ser protagonistas deste debate na sociedade em conjunto com os políticos, juristas, etc.
Assim, mais uma vez percebo as Academias, os sociólogos e cientistas políticos em geral acanhados e desconectados, como se não vivessem neste mundo e no Brasil e sem participar e articular com a sociedade civil debates como este tão importante como a proposta de um Novo pacto Federativo! Esta falta de participação e interação dos profissionais supracitados neste debate com mídias tipo rede social também foi verificada quando há cerca de dois anos atrás também neste blog realizamos e convidamos os(as) colegas para participarem da pesquisa e debate sobre a reforma política, voto distrital, etc.
Navego na internet, leio revista e jornais e não encontro nem mesmo posicionamentos e debates desta natureza com participação destes profissionais em outras mídias sócias (outros blogs, sites, etc.) referentes a estes temas! Depois se reclama (as Academias, etc) da existência até os dias de hoje dos coronéis na nossa política! Porventura a apatia, falta de exercício da cidadania e do papel de educador e interação com a sociedade por parte dos profissionais de Ciências Humanas e Sociais não consistem num dos principais motivos para perpetuação deste status de coisas em pleno século XXI em nosso País e na América Latina em geral?  
Particularmente, embora já tenha dado uma opinião sobre estes assuntos mostrando ser favorável a reforma política, ao novo pacto federativo (o qual inclusive precisa ser mais debatido e esclarecido à sociedade) e a uma nova forma de fazer política no Brasil (da qual a proposta da Rede lançada pela Marina Silva, Heloísa Helena, etc, são exemplos de inovação), ratifico a minha opinião a favor destas mudanças até mesmo porque percebo que no Brasil apesar de formalmente (constitucionalmente) ser uma Federação, no regime democrático, na forma República e no sistema Presidencialismo, o que na prática vivencia na verdade é o que eu chamo de uma FEDERARQUIA ABSOLUTISTA, ou seja, um federalismo que conserva muitos dos princípios e vícios das monarquias absolutistas!
Bem, continua aqui o blog em aberto para debates sobre estes temas (novo federalismo e reforma política) e outros temas e, agradecemos às pessoas que participaram votando nesta pesquisa.
Carmem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário