CIÊNCIAS SOCIAIS

CIÊNCIAS SOCIAIS

23 de set. de 2013

O ABSOLUTISMO POLÍTICO E A DITADURA DA CORRUPÇÃO NO BRASIL...

Nesta semana que passou eu estive conversando com minha mãe e duas colegas de trabalho que também são minhas amigas sobre os últimos acontecimentos no cenário político brasileiro em especial a manobra política e jurídica para livrar os mensaleiros...
Há uma certa altura da conversa eu disse para estas pessoas: existe algo de muito errado no Brasil e sabemos que não é de hoje! Como explicar que um País continental como este, que cabe duas vezes e meia a Europa, é a quinta maior nação do mundo em termos populacionais, possui um território rico e farto em recursos naturais (solo, água, todos os tipos de minérios, biodiversidade das mais ricas do planeta, etc.) e com climas diversos (temos no Brasil todos os tipos de climas desde frio até Semiárido) sendo ainda uma nação multicultural e multirracial (portanto com estoque cultural farto), etc, possui tantas lideranças políticas corruptas, pífias e medíocres e como se não bastasse hoje no cenário nacional só temos divulgados pela mídia em torno de dez lideranças políticas com potencial para disputar uma eleição presidencial, sendo que destas dez apenas quatro aparecem nas pesquisas? Então uma das minhas amigas disse-me: eu também estava pensando esta semana nesta questão de que existe algo de errado neste País: o Brasil ainda não produziu um prêmio Nobel, tecnologicamente é atrasado em várias áreas e o avanço tecnológico que possui não está acessível a todas as Regiões do País! A Argentina já tem quatro prêmios Nobel e mais outros cinco Países latino-americanos foram agraciados com este prêmio!  Ainda ela disse-me: no Brasil a meritocracia é algo que só existe no papel, quem trabalha dificilmente enriquece, mas quem rouba ou é conivente com quem rouba ocupa cargo público de primeiro escalão, fica rico e milionário e não é preso e ainda chama de otário quem procura ser honesto! E aí uma das conclusões desta minha amiga foi de que uma das causas destas mazelas brasileiras é que a maior parte dos brasileiros só tem na cabeça em primeiro lugar futebol, bebida e sexo! Eu disse para minha amiga que concordava em parte com ela, pois existem outras coisas que também são as causas destas mazelas brasileiras e que, portanto, não estranhei as manobras políticas e jurídicas que estão sendo realizadas e obtendo êxito para livrar a cara dos mensaleiros, afinal de contas:
- Como esperar que políticos fossem presos se os governantes do executivo são que indicam e põem os chefes do MP, das Defensorias Públicas e dos Tribunais de Contas Estaduais e Federais, do STF, do STE, etc, podendo inclusive indicar parentes de primeiro grau para ocuparem tais cargos? As chefias destes órgãos deveriam ser ocupadas por magistrados pelo critérios meritocracia e/ou eleição pela própria categoria nos seus próprios órgãos e não por indicação do executivo! Moisés o maior legislador que já existiu na humanidade sabiamente (por instruções divinas) estabeleceu na Torá (no Pentateuco) a divisão e independência entre os poderes políticos, judiciário, legislativo e religioso: governante político(rei, presidente, etc) é governante político, sacerdote (governante religioso) é sacerdote, juiz (governante judicial) é juiz, e, o governante político tem que respeitar e se submeter às leis e não se comportar como um déspota acima delas manipulando-as ao seu bel prazer e conveniências e também jamais deveria interferir na escolha dos sacerdotes e dos juízes e nos assuntos e territórios pertinentes a eles! E, todas as vezes que a nação de Israel fez diferente das orientações dadas por DEUS por intermédio de Moisés a nação se corrompia e entrava no caos civilizatório ao ponto de até mesmo não conseguir ficar em pé diante de outras nações e defender o seu território de invasores e ladrões!     
- Como esperar que o STF agisse diferente se entre os membros desde Tribunal que participam deste processo de julgamento um é amigo de longas datas de um dos mensaleiros tendo inclusive dividido apartamento com ele no passado e o outro “ilustre ministro” antes de ser indicado e ocupar uma das cadeiras do STF prestava consultoria jurídica através de seu escritório de advocacia para um dos partidos do qual fazem parte a quadrilha dos mensaleiros?
- Todas as Constituições brasileiras têm conservado o absolutismo político e não foi diferente com a Constituição de 1988 que sobre o pretexto de “harmonia entre os três poderes” mais uma vez subjulgou o judiciário ao poder do executivo e legislativo para que assim este judiciário seja manipulado como queira pelo executivo e legislativo!
- O Brasil desde a época de Colônia até os dias atuais perpetua o fisiologismo, o clientelismo, o populismo e o assistencialismo exacerbado e corrompido como principais vícios da práxis política! E, como se não bastasse, o povo brasileiro em geral até hoje confunde carisma com caráter, idolatra político e acha que o governante quando lhe beneficia com alguma política pública está lhe fazendo um favor e não uma obrigação por ter sido eleito para beneficiar o povo! E, como se ainda não faltassem absurdos, já ouvi pessoalmente muitos brasileiros dizerem: sei que ele(a) rouba, mas pelo menos faz alguma coisa (o famoso “rouba, mas faz”) e se eu tivesse lá também faria a mesma coisa e trataria de ajeitar a minha vida e da família pro resto da vida...! E, como também ainda não bastasse, já ouvi inclusive gente com "diploma de doutor" dizer que pelos benefícios que alguns dos figurões do mensalão fizeram pela redemocratização do Brasil eles deveriam ser absolvidos e as corrupções praticadas por eles deveriam ser esquecidas até mesmo pelo fato de não serem os únicos a terem feito tais coisas...!
- Uma outra amiga minha que já teve a oportunidade de ir mais de uma vez à Alemanha certa vez me disse que existem comunidades lá na Alemanha onde todas as pessoas guardam todas as notas fiscais do que compram para que depois quando solicitarem alguma obra na comunidade caso o Governo negue alegando falta de recursos eles reúnem toda a comunidade e fazem o somatório de todos os tributos pagos e depois mostram o montante destes tributos pagos durante um ano ou por mais de um ano e, assim, aí do político se não atender a solicitação da comunidade, pois com certeza não será mais eleito! Mas, que faz a maioria dos(as) brasileiros(as)? Sonega impostos e quando vai pagar por algum serviço ou produto ainda pergunta se o vendedor não quer vender seu serviço ou produto sem nota fiscal para sair mais barato! Assim, como alguém já filosofando disse, realmente “o povo tem o governo que merece”!  
O(a) leitor(a) poderá argumentar: a corrupção existe em todo lugar... Eu concordo, porém em muitos Países (principalmente os de melhor qualidade de vida) os corruptos são punidos e busca-se cada vez mais aperfeiçoar os mecanismos de monitoramento dos recursos públicos por parte da sociedade! Por isto mesmo existe o relatório de percepção mundial da corrupção, o Transparência Internacional, que emite índices mundiais de Países mais e menos corruptos e o Brasil aparece em posição bem inferior na tabela conforme já postamos neste blog um destes relatórios no mês de dezembro de 2012 (postamos o Relatório Transparência Internacional do ano de 2012)!  
Se vestir de luto em protesto e ir para as ruas em manifestações de protesto, fazer jejum e orações são ações importantes, mas isto precisa vir acompanhado de atitudes práticas concretas tais como saber votar escolhendo políticos que sejam comprometidos a mudarem na prática e na lei estes vícios que apresentamos acima, compromissados com o aperfeiçoamento dos mecanismos de monitoramento dos recursos públicos por parte da sociedade e com os mecanismos que permitam que a democracia brasileira evolua de representativa para participativa!
Bem, como podemos ver, existe muita coisa de errada no Brasil e a causa disto não é apenas a idolatria ao futebol, à bebida e ao sexo...

Ass: Carmem

Nenhum comentário:

Postar um comentário