CIÊNCIAS SOCIAIS

CIÊNCIAS SOCIAIS

22 de nov. de 2013

ESTUDANTES DA UFPE PROTESTAM PELAS CONDIÇÕES DAS SALAS DE AULAS, ETC...

Vestidos com trajes de banho, alunos da UFPE protestam contra calor nas salas de aula

POSTADO ÀS 19:42 EM 21 DE NOVEMBRO DE 2013
Cerca de 30 alunos da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), na maioria do 1º período de Letras, foram vestidos de trajes de banho e munidos com cartazes em passeata partindo do Centro de Artes e Comunicação (CAC) até a Reitoria para protestar contra a falta de climatização nas salas de aula. Eles acabaram não sendo recebidos pelo reitor, Anísio Brasileiro, mas, sim, pela pró-reitora de assuntos acadêmicos, Ana Cabral, e pela prefeita da cidade universitária, Vilma Maria Vilaroucos.
O grupo ouviu que a universidade possui cerca de 6 mil aparelhos de ar-condicionado e apenas 1 técnico para fazer a manutenção.
"Ela disse que ia falar com o técnico para ele fazer o orçamento (do conserto do ar-condicionado da sala de aula), mas que seria complicado por causa da verba. Ficamos de voltar na segunda-feira para ter uma data exata da solução dos problemas", contou a estudante de letras Jeniffer Nascimento, de 23 anos, em entrevista ao portal NE10.
Fonte: Blog do Jamildo
Comentário de Carmem: Parabéns aos universitários, pois não é de hoje que se nota a falta de infra-estrutura das universidades públicas federais que recebem tanto dinheiro e ninguém sabe o que se faz com tanto dinheiro recebido quando se constata a precariedade das salas de aulas, dos laboratórios, etc. E olha que cada curso deste custa muito caro para os bolsos dos contribuintes e estes custos variam de curso para curso para curso e universidade para universidade. Para vocês terem ideia num levantamento feito por mim no ano passado encontrei um estudo realizado na UFV em 2010 sobre o custo de formação por aluno referente ao curso de Engenharia Florestal e os resultados foram os seguintes: custo anual por aluno (R$: 13.180,74) e custo médio de formação (durante 4,5 anos) por aluno (59.313,32); Isto sem falar que este custo varia para cada Universidade, pois em 2004 o custo médio anual de um aluno na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) independentemente do curso ficou em 92.519,50! Estes dados mostram mais uma vez que o problema do mau uso dos recursos públicos no Brasil tem como causas além do fator ética também o fator gestão...

Nenhum comentário:

Postar um comentário