CIÊNCIAS SOCIAIS

CIÊNCIAS SOCIAIS

27 de out. de 2014

PARA REFLETIR: QUAL O PESO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS ASSISTENCIALISTAS NA HORA DO VOTO DO ELEITOR BRASILEIRO?

“Dilma só ganhou por causa do Bolsa Família”, diz deputada do PSDB de Pernambuco
PUBLICADO EM 27/10/2014 ÀS 12:19 POR  EM ELEIÇÕESNOTÍCIAS
Foto: BlogImagem

 Foto: BlogImagem
Terezinha Nunes, deputada estadual pelo PSDB-PE, afirmou na manhã desta segunda-feira (27) que a presidente reeleita Dilma Rousseff (PT) só venceu as eleições por causa do Bolsa Família. A deputada acredita que o PT faz dos programas de assistencialismo social um mecanismo de garantia de votos de uma população pobre e pouco informada sobre os problemas da economia no país.
A entrevista foi concedida à Rádio JC News, em uma conversa da qual também participaria o deputado federal Fernando Ferro (PT-PE), que não compareceu. Questionada sobre o que garantiu a vitória de Dilma Rousseff, a tucana respondeu: “O Bolsa Família. Não é preciso fazer nenhuma análise, é só ver o percentual de votos nos Estados dependentes do programa. Isso é claro, claríssimo”, disse a deputada que concorreu à reeleição no pleito deste ano, sem sucesso.
Terezinha disse que a maior parte do eleitorado do PT na região Nordeste e em parte de Minas Gerais é composta por pessoas pobres que dependem do benefício, declarando que poucas foram as pessoas de classes sociais mais abastadas ou da classe média que votaram pela reeleição da petista: “Porque a classe média foi a mais expressiva no voto a Aécio. Porque a classe média sabe que o que está aí vai piorar, sabe que vamos ter aumento de todas as tarifas, que o aumento da gasolina vem muito forte, que Dilma terá dificuldades enormes para resolver o problema econômico”, afirmou a deputada ao justificar a expressiva eleição de Aécio na classe média com um grau de instrução mais elevado.
Foto: BlogImagem.
“O resto da população não percebe isso? Só a classe média?”, questionou o apresentador do programa, Antônio Martins Neto. A deputada tucana justificou que a classe média “acompanha mais as coisas” e tem mais acesso à informação, além de acompanhar mais os debates.
As declarações de terezinha Nunes foram comparadas com as do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB), que dias depois da votação do primeiro turno atribuiu a vitória do PT no Nordeste à falta de informação da população. “Temos menos acesso à informação e isso é verdade. As pessoas mais pobres têm menos acesso à informação. Não podemos tapar o sol com a peneira”, afirmou Terezinha Nunes, que se defendeu dizendo que o PT transformou as declarações de FHC em declarações contra o Nordeste, garantindo que não é esta a intenção.
“Se a realidade da pessoa é só a sobrevivência, ela vai raciocinar apenas sobre a sobrevivência dela, mas ela não tem as informaões gerais. A gente não pode querer que uma pessoa que não tem uma informação geral sobre a economia imagine… Tenha certeza que o dinheiro vai de todo jeito ir para o Minha Casa, Minha Vida; ela não pode ter essa informação e nós não podemos cobrar isso dessa população”, defendeu.
Terezinha ainda culpou o PT pela “falta de informação” desse extrato da população, dizendo que o partido investe em propagandas e mentiras. A deputada afirmou que há denúncias de que o partido fez uma “campanha terrorista”, enviando cartas e mensagens de texto via celular instruindo os beneficiários do Bolsa Família a não votarem em Aécio Neves (PSDB), sob o risco de terem o benefício cancelado.
Fonte: Blog do Jamildo
https://www.youtube.com/watch?v=83WUqpvddq8

http://reaconaria.org/eleicoes2014/video-lula-agradece-a-governador-tucano-a-ideia-do-bolsa-familia/
Fonte:http://g1.globo.com/politica/eleicoes/2014/blog/eleicao-em-numeros/post/dilma-vence-em-15-estados-aecio-em-12-e-no-df.html

Bolsa Família ajuda Dilma e o PT

O consultor econômico Ricardo Amorim postou em seu Twitter: “Será que dá para explicar o resultado do primeiro turno das eleições presidenciais com um único indicador? Sim.”, exibindo a imagem abaixo, que mostra o mapa de votação para presidente, pintando os estados onde cada candidato venceu. Os estados onde Dilma ganhou foram coloridos de vermelho, os de Aécio de azul e os de Marina de laranja.
No mapa ao lado, ele pintou os estados onde pelo menos 25% da população recebe o Bolsa Família. A superposição votação de Dilma x Bolsa Família é nítida. Somente no Rio e no Rio Grande do Sul, onde os governadores a apoiam, Dilma venceu em um estado que não tem mais de 25% da população beneficiada pelo programa social.
A força do Bolsa Família como dividendo eleitoral já foi mostrada aqui em julho, através dos números de uma pesquisa que separa os eleitores com e sem o programa social. Os “com” turbinam a votação de Dilma. É importante também saber que o governo do PT fez muitos investimentos no Nordeste e tem um discurso mais afinado para os eleitores de classes menos favorecidas.
Fonte: http://forum.jogos.uol.com.br/mapa-eleicoesbolsa-familia_t_3234923




Hierarquia de necessidades de Maslow
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Pirâmide de Maslow
hierarquia de necessidades de Maslow, também conhecida como pirâmide de Maslow, é uma divisão hierárquica proposta por Abraham Maslow, em que as necessidades de nível mais baixo devem ser satisfeitas antes das necessidades de nível mais alto. Cada um tem de "escalar" uma hierarquia de necessidades para atingir a sua auto-realização.
Maslow define um conjunto de cinco necessidades descritas na pirâmide.
  • necessidades fisiológicas (básicas), tais como a fome, a sede, o sono, o sexo, a excreção, o abrigo;
  • necessidades de segurança, que vão da simples necessidade de sentir-se seguro dentro de uma casa a formas mais elaboradas de segurança como um emprego estável, um plano de saúde ou um seguro de vida;
  • necessidades sociais ou de amor, afeto, afeição e sentimentos tais como os de pertencer a um grupo ou fazer parte de um clube;
  • necessidades de estima, que passam por duas vertentes, o reconhecimento das nossas capacidades pessoais e o reconhecimento dos outros face à nossa capacidade de adequação às funções que desempenhamos;
  • necessidades de auto-realização, em que o indivíduo procura tornar-se aquilo que ele pode ser: "What humans can be, they must be: they must be true to their own nature!" (Tradução: "O que os humanos podem ser, eles devem ser: Eles devem ser verdadeiros com a sua própria natureza).
É neste último patamar da pirâmide que Maslow considera que a pessoa tem que ser coerente com aquilo que é na realidade "... temos de ser tudo o que somos capazes de ser, desenvolver os nossos potenciais".
Os quatro primeiros níveis destas necessidades podem ser satisfeitos por aspetos extrínsecos (externos) ao ser humano e não apenas por sua vontade, enquanto que o quinto nível, a necessidade de autorrealização, é uma necessidade intrínseca que nunca é saciada, isto é, quanto mais se sacia mais a necessidade aumenta.

Críticas[editar | editar código-fonte]

Embora a teoria de Maslow represente uma melhoria em face das anteriores teorias da personalidade e da motivação, ela tem seus detratores. A principal delas é que é possível uma pessoa estar auto-realizada, e não conseguir, contudo, uma total satisfação de suas necessidade fisiológicas. Maslow ajudou muito a enfermagem.
Em sua extensa revisão das pesquisas que são dependentes da teoria de Maslow, Wahba e Bridgewell acharam pouca evidência desta hierarquia de necessidades, ou mesmo da existência de alguma hierarquia.
O economista e filósofo chileno Manfred Max Neef tem argumentado que as necessidades humanas fundamentais são não-hierárquicas e são ontologicamente universais e invariáveis em sua natureza - parte da condição de ser humano. A pobreza, argumenta, é o resultado de uma destas necessidades ter sido frustrada, negada ou não plenamente realizada. A pirâmide de Maslow é empregada em sistemas de TQC (Total Quality Control) Controle de Qualidade total. É usada dentro das empresas, principalmente pelo setor de Recursos Humanos, que procuram seguir a ordem da mesma para o desenvolvimento e o bem estar dos funcionários, principalmente pela sua fácil comunicação e implementação em uma estrutura organizacional.
A pirâmide de Maslow mostra que para chegar no topo é necessário passar pelas partes, mas também é visto que, há indivíduos que chegam a auto-realizar-se sem passar por todas as etapas da pirâmide. Como também há indivíduos que estão realizados mas que sentem que ainda falta algo ou alguma coisa. O que não quer dizer que ele não passou por todas etapas ou mesmo passou, só que a personalidade, a motivação e o meio social de cada um influencia na auto-realização que quando não é conseguida gera a frustração.
1 - Teoria Geral da Administração - Chiavenato
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Hierarquia_de_necessidades_de_Maslow


Nenhum comentário:

Postar um comentário