CIÊNCIAS SOCIAIS

CIÊNCIAS SOCIAIS

15 de jul. de 2010

OS POLÍTICOS E O COMUNITARISMO

É preciso ficar atento aos profissionais do comunitarismo bem como aqueles que insistem em manter-se no poder para dele tirar vantagens!

Nas Comunidades Carentes ou em vulnerabilidade Social, o que mais se ver são lideres comunitários e dirigentes de Associações de Moradores a serviço do poder público local! Vendem as Comunidades como se fossem mercadorias, negociam cargo comissionados nos governos, onde empregam seus familiares, assim como negociam bolsa de estudo em Universidades particulares.

Como fruto destas aberrações, o que podemos ver é que as Comunidades estão totalmente abandonadas e desprovidas de serviços públicos.
Um outro agravante ocorre nas Câmaras de Vereadores. Dificilmente se pode observar a ida de lideranças nas casas legislativas para pleitear ou discutir projeto de interesse coletivo. Estão sempre negociando o território onde supostamente acreditam ter domínio.

Muitas das vezes, estas casas legislativas, equivocadamente funcionam como agência de emprego, onde a população em busca de uma oportunidade no mercado restrito de trabalho, busca nos legisladores carta de recomendação para se inserirem no mercado de trabalho, mercados estes que muitas das vezes pertencem aos empresários aliados dos legisladores, criando assim, uma Rede de interesse e troca de favores, que certamente desemboca no processo eleitoral dentro dos territórios [Feudos].

Agora, é importante observar que estamos num processo eleitoral onde a população que cobra melhoria, mas se esquece de fazer o controle social,
permitindo que todas estas mazelas ocorram como se tudo fosse normal! Quanto aos candidatos que estão se apresentando é importante observar qual a relação deles com a cidade, quais projetos apresentaram durante a sua legislatura e que segmento eles representam. Niterói não precisa de paraquedistas! Temos candidatos totalmente comprometidos com as questões políticas sociais, com experiência legislativa e que estão aptos a defenderem as demandas da população no Legislativo Estadual com muito mais representatividade do que os que aparecem de quatro em quatro anos, promovendo nas Comunidades churrasco regado a cerveja e pagode.

OS PROFISSIONAIS DO COMUNITARISMO: Enquanto em edifícios é difícil encontrar quem aceite ser Síndico e muitas entidades desaparecem pela falta de participação até mesmo de diretores eleitos, em alguns setores existem verdadeiros profissionais em busca de comando ou de liderança comunitária!
Há Associações e Sindicatos que, mesmo antes do Regime Militar, já eram dominados por famílias "fechando-se" em torno de grupos, de forma que o comando passe de pai para filho!

Em outra Instituição o comando é exercido com plenos poderes por um mesmo dirigente, valendo-se de recursos para impedir a oxigenação da entidade através da experimentação de novas Lideranças na sua diretoria!
Alguns "profissionais do Comunitarismo" buscam o comando em função do grande processo de terceirização de serviços públicos, não raro alguns deles passando a exercer cargo em comissão, notadamente na Municipalidade ou constituindo empresas ou cooperativas para serem beneficiados de terceirizações, obtidas em função do "prestígio" que arrogam contar.
Mais grave, são aqueles que enfeixam em suas mãos uma entidade por mais de 20 anos, ao mesmo tempo em que ensaiam comandar outras Instituições, as mais variadas, onde não raro se chocam com os grupos internos e, não conseguindo o poder, transformam-se em agentes da discórdia, sem a menor dose de pureza na conduta!

É fácil identificar os que transitam por entidades, como os políticos que mudam de pouso quando cansam os seus redutos eleitorais. Tais figuras passaram por Associações Profissionais, Clubes, Associações de Moradores e até importante Instituição, deixando um rastro negativo e nenhum mérito a exaltar!
Vaidosos, não respeitam os méritos de quem constrói com amor, sabendo dar sacrifícios, inteligência e competência à Comunidade, sem nada buscar em troca.

São pessoas que, certamente inspiravam Ruy Barbosa no seu lamento por tantas nulidades triunfarem, espalhando o mal e trabalhando contra o bem!

Artigo do Jornal a Tribuna.
Solicito aos Senhores e Senhoras, uma reflexão. Este Editorial é muito atual, acredito que após leitura, os senhores e senhoras de bem fatalmente identificará alguém ou alguma instituição que se encaixará perfeitamente neste editorial.
Quanto ao Jornalista da Tribuna, parabenizo-o pela sensibilidade e autêntico porta voz dos oprimidos, frente à estrutura arcaica e corrupta existente em nosso País!

Lamentavelmente com ênfase em Niterói.
Saudações Comunitárias.
Tião Cidadão.

“Não me preocupa mais, o grito dos maus políticos, dos corruptos, dos sem ética, nem o silêncio dos bons. O que me preocupa é o consumo do crack, drogas, extermínio, o abandono das crianças, dos adolescentes, neste País".

Tião Cidadão. Fone: [21]98878408.
http://tiaocidadaoniteroi.ning.com/
http://twitter.com/tiaocidadao
http://tiaocidadaoniteroi.blogspot.com
http://tiaocidadao.facebook.com
ORKUT TIÃO CIDÃDÃO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário