CIÊNCIAS SOCIAIS

CIÊNCIAS SOCIAIS

11 de out. de 2010

RELATÓRIO DE 2010 DESTACA GRANDE NÚMERO DE PESSOAS COM FOME EM 25 PAÍSES

WASHINGTON, 11 Out 2010 (AFP) -A pobreza, os conflitos e a instabilidade política são responsáveis por um bilhão de pessoas com fome no mundo, muitas delas crianças na África e Ásia, destaca o relatório do Índice Global de Fome divulgado nesta segunda-feira.
Dos 122 países incluídos no estudo, 25 têm níveis considerados "alarmantes" de fome, e quatro nações da África registram números "extremamente alarmantes", destaca o relatório anual do Instituto Internacional de Pesquisas de Políticas de Alimentação (IFPRI, na sigla em inglês), da Concern Worldwide e do Welthungerhilfe.
A República Democrática do Congo (RDC) é o país em pior situação, com 75% da população subalimentada. A RDC também tem uma das maiores taxas de mortalidade infantil do mundo, revela o documento.
Três fatores foram utilizados para calcular o Índice Global de Fome (GHI, na sigla em inglês): a proporção de pessoas subalimentadas em um país, a prevalência do baixo peso nas crianças e a mortalidade infantil.
"Um prolongado conflito iniciado no fim dos anos 90 levou ao colapso econômico, ao deslocamento em massa de pessoas e a um estado crônico de insegurança alimentar na RDC", afirma o informe.
O índice situa os países numa escala de 100 pontos, sendo zero a melhor pontuação - sem fome - e 100 a pior, apesar de nenhum desses dois extremos ser alcançado na prática.
Uma pontuação maior que 20 revela níveis alarmantes de fome num país, e mais de 30 é "extremadamente alarmante".
A RDC se situou entre os quatro países - junto com Burundi, Eritreia e Chade - com níveis "extremadamente alarmantes" de fome, e é o único país que superou os 40 pontos.
Com exceção de Haiti e Iêmen, todos os países que registram níveis "alarmantes" de fome ficam na África subsaariana e na Ásia.
Estes são os países em ordem ascendente de severidade: Nepal, Tanzânia, Camboja, Sudão, Zimbábue, Burkina Fasso, Togo, Guiné-Bissau, Ruanda, Djibuti, Moçambique, Índia, Bangladesh, Libéria, Zâmbia, Timor-Oriental, Níger, Angola, Iêmen, República Central Africana, Madagascar, Ilhas Comores, Haiti, Serra Leoa e Etiópia.
Junto com Burundi, a RDC e a Eritreia, as Ilhas Comores e o Haiti registram mais de 50% da população subalimentada.
Bangladesh, Índia, Timor-Oriental e Iêmen registraram a maior prevalência de baixo peso nas crianças menores de cinco anos - mais de 40% nos quatro países.
Afeganistão, Angola, Chade e Somália tiveram a maior taxa de mortalidade infantil, com a morte de menores de 5 anos de 20% ou mais em cada um desses países.
A Coreia do Norte foi um dos nove países nos quais o índice aumentou de 16,2 pontos em 1990 a 19,4 em 2010. Os oito restantes são países subsaarianos e em todos menos três - Gâmbia, Suazilândia e Zimbábue - a causa é o conflito.
kdz/fp/cn

FONTE: Terra Notícias.

COMENTÁRIO: Enquanto isto, não faz muito tempo, recebi de um colega uma pesquisa feita sobre uma seleta lista de alimentos considerados os mais caros do mundo e consumidos por algumas “ilustres pessoas da elite mundial”, em “lugares especiais apenas freqüentado por elas”, e, quem sabe, provavelmente freqüentados até mesmo pelas elites destes Países citados como campeões da fome, mostrando assim, que onde há extravagância e abuso por parte de alguns, com certeza, é porque existe falta do essencial para muitos e, grande probabilidade de lavagem de dinheiro, num esquema semelhante ao que a loja Daslu fazia no Brasil e ao que muitas outras empresas (futebol, ong's, instituições religiosas, movimentos, facções e partidos políticos, etc) fazem para lavarem o dinheiro do contrabando, do narcotráfico, da sonegação fiscal, etc. E, o pior, pasmem, é que ainda tem gente que acha natural e concorda com estas barbáries, pois certa vez conversando com uma professora a mesma disse que concordava com tais preços como forma de manter a privacidade das pessoas importantes tendo em vista que tais lugares jamais serão frequentados pelos pessoas comuns!!!!
Vejamos alguns preços destes alimentos:



1) Caviar por 25 mil Reais



2) Uma trufa de chocolate por 5,2 mil Reais!


3) Uma porção de trufas bracas por 1 mil Reais!



4) Uma porção de sorvetes com folhas de ouro a serem ingeridas por 25 mil Reais!




5) Uma pizza por 1 mil Reais!


6) Martini por 15 mil Reais!


7) Chocolate com embalagem de ouro e cujo preço não foi revelado!

8) Um prato de carne Kobe por 100 Dólares!


9) Café Civet por 1,2 mil Reais

10) Garrafa de água por 17 Dólares!



11) Açafrão por 75 mil Reais!



Como vemos, em pleno século XXI ainda temos uma das maiores e mais antigas vergonhas da humanidade (a fome) presente num mundo chamado de pós-moderno, “civilizado” e “próspero” e, também constatamos quão atuais são os antigos ensinamentos religiosos que indicam sobre a necessidade de fraternidade, solidariedade e cooperativismo entre os seres humanos, quão atuais são os estudos e as reflexões sócio-econômicas e políticas de Josué de Castro e, como é urgente acabar no mundo com os vergonhosos e secretos paraísos fiscais ...

Carmem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário