CIÊNCIAS SOCIAIS

CIÊNCIAS SOCIAIS

18 de dez. de 2010

PUBLICADO O NOVO RELATÓRIO ANUAL COM O RANKING MUNDIAL DOS PAÍSES EM RELAÇÃO AO CRITÉRIO DEMOCRACIA

O Brasil, o terceiro país lusófono considerado no ranking - que foi apresentado na capital austríaca -- aparece na 43 posição, atrás de países como Singapura (42), Peru (41), Roménia (40), Bulgária (39) e Argentina (38).

Os dez primeiros lugares da lista são ocupados pela Noruega, Suécia, Finlândia, Suíça, Dinamarca, Nova Zelândia, Holanda, Irlanda, Alemanha e pelo Reino Unido, respetivamente. Portugal, que manteve a sua posição, figura na 18ª posição, atrás da França (17) e da Espanha (16).

O ranking, que reproduz uma classificação anual global da qualidade da democracia em cem países, avaliou indicadores políticos, de igualdade de género, acesso à educação e saúde, proteção do ambiente, entre outros.

A classificação, que coloca Moçambique no 'lote vermelho' dos últimos 12 países, é elaborada com dados da organização norte americana Freedom House e do Índice de Desenvolvimento Humano das Nações Unidas.

De acordo com o ranking, apesar de Moçambique ter subido duas posições em relação a classificações anteriores, a qualidade da sua democracia continua a ser inferior à de Marrocos (88), Tanzânia (86), Mali (84), Malawi (84), Benin (82), Madagáscar (81), Serra Leoa (80) ou Senegal (75).

Atrás de Moçambique figuram apenas países como o Uganda, no 91 lugar, Quénia (92), Burkina-Faso (93), Gâmbia (94), Níger (95), Zâmbia (96), China (97), Nigéria (98), República Centro Africana (99) e a Etiópia, que ocupa a ultima posição do ranking global.

O país africano com melhor desempenho é a República das Ilhas Maurícias (36), seguido da África do Sul, que ocupa a 53 posição.

No continente americano, o Canadá ocupa a segunda posição (14), ocupando os Estados Unidos a 13 posição, enquanto que o Japão lidera as democracias asiáticas (20) à frente da Coreia do Sul, que aparece no 33 lugar.

O Uruguai é o país latino-americano que melhor resultado apresenta (21 posição), seguido pelo Chile (28) e pela Costa Rica, no 29 lugar.

A Rússia e a China aparecem nas posições 87 e 97, respetivamente, mas integrados na lista extra-oficial, já que estas duas potências mundiais não são consideradas "países livres" pela Democracy Ranking Association.

Freedom in the World é um relatório anual pela norte-americana Freedom House que tenta medir o grau de democracia e liberdade política em todas as nações e territórios em disputa significativa em todo o mundo, e que produz resultados anuais, que representam os níveis dos direitos políticos e liberdades civis em cada estado e território, em uma escala de 1 (mais livre) a 7 (menos livre). Dependendo da classificação, as nações são então classificadas como "Free", "parcialmente livres", ou "não livres".
O relatório é frequentemente utilizado pelos pesquisadores para medir a democracia e se correlaciona fortemente com outras medidas de democracia, como a série de dados Polity. Foi lançado em 1973 por Raymond Gastil.
O ranking da Casa da Liberdade é amplamente utilizado e muitas vezes seus índices são considerados arbitrários por muitos críticos. Os índices são amplamente utilizados em estudos acadêmicos e empregado pela Organização das Nações Unidas e Banco Mundial. Os índices são utilizados por USAID para avaliar os beneficiários de ajuda dos EUA. Eles muitas vezes aparecem na mídia como índices objetivos, e "são utilizados indiscriminadamente como referência para a medição da democracia."
Fontes: http://sic.sapo.pt/online/noticias/mundo/paises+nordicos+lideram+ranking+de+qualidade+da+democracia.htm; http://www1.folha.uol.com.br/poder/847163-brasil-e-47-em-ranking-mundial-de-democracia.shtml e http://en.wikipedia.org/wiki/Freedom_in_the_World_(report).

Nenhum comentário:

Postar um comentário