CIÊNCIAS SOCIAIS

CIÊNCIAS SOCIAIS

4 de out. de 2013

NOVO FEDERALISMO-10: GOVERNADOR TUCANO DEFENDE DISCUSSÃO DO PACTO FEDERATIVO PARA AS ELEIÇÕES DE 2014


Mais parecia que se estava ouvindo o governador Eduardo Campos. O mote era o mesmo. O pacto federativo precisa ser discutido, para que Estados e municípios possam respirar aliviados e crescer.


O governador de Goiás, Marconi Perillo, aproveitou um evento do grupo Lideranças Empresariais (LIDE Pernambuco) para dizer que o Brasil vai quebrar, em breve, se o governo Federal não aceitar rever a divisão do bolo de receitas, especialmente as compartilhadas.



“Tem crise porquê nos estados? Os funcionários querem aumento, a população quer hospital maior, escolas maiores. Temos que colocar mais dinheiro federal na área de segurança pública. Veja o caso do Fundeb. Os estados não podem pagar as despesas previstas. Nós somos contra os professores? Claro que não. O problema é que o dinheiro está na mão da União”, afirmou.



O governador usou como exemplo a saúde também. “O SUS é um faz de conta. O governo Federal paga o mínimo para manter um leito. São cerca de R$ 460, contra um custo de R$ 1,2 mil para manter um leito. Temos que completar para ter o leito à disposição da população. Nós pagamos as contas e somos os primeiros a serem cobrados”, disse.


Neste sentido, ele cobrou a implantação efetiva da emenda 29, que prevê mais gastos do governo Federal na área de saúde.


“Temos que aproveitar as eleições para discutir o pacto federativo. Se não, os estados vão quebrar”, comentou.



“O futuro é muito sombrio. Se não mudar, vamos quebrar em dois anos. Acham impossível? Na Espanha, várias cidades quebraram, como a Catalunha”.



Na palestra, Marconi Perillo revelou que já visitou vários estados, 22 no total, além de ministros do STF, para falar da reforma do ICMS, para evitar a perda da possibilidade de fim da concessão dos incentivos fiscais.


“O PSDB perdeu no país (as eleições) porque não teve a coragem de defender o legado das privatizações, que mudaram o Brasil. Não somos do partido da demagogia. O problema do Brasil é que tem gente que não quer andar para afrente, eles querem reestatizar tudo. Temos que ter a coragem de enfrentar esse tabu”.

FONTE: Blog do Jamildo

Nenhum comentário:

Postar um comentário