CIÊNCIAS SOCIAIS

CIÊNCIAS SOCIAIS

23 de mai. de 2013

A REALIDADE POLÍTICA-PARTIDÁRIA BRASILEIRA...


REPRODUZINDO ARTIGO do Deputado Daniel Coelho:

Barbosa queria muito que os partidos brasileiros fossem de mentirinha. Infelizmente, são de verdade.
A declaração do presidente do STF, Joaquim Barbosa, dizendo que temos partidos de mentirinha no Brasil, causou reações de alguns políticos. Para mim puro cinismo e corporativismo reagir a uma declaração que simplesmente fala de uma verdade escancarada.

Um dos maiores problemas na política brasileira está no seu quadro partidário. Com poucas, raríssimas exceções, os partidos brasileiros não representam nada. Ate porque não é possível termos mais de 30 ideologias partidárias.

A história da política brasileira, hoje, é a seguinte: um pequeno grupo de “políticos” sem nenhum compromisso público detém o controle cartorial dos partidos. Estes, sem defender nenhuma tese ou ideia, negociam cargos com os governantes federais, estaduais e municipais, independente de quem seja o governante. Esses cargos se transformam, muitas vezes, em oportunidades para criação de esquemas de corrupção. Nenhuma novidade nisso, Roberto Jefferson escarou esse jogo. Além dos cargos e vantagens, os partidos têm direito ao fundo partidário e a tempo na televisão, que no momento eleitoral é negociado a preço de ouro.

Agora criaram uma nova indústria, a dos novos partidos. Os chamados “nanicos”, talvez não tenham tamanho para barganhar ministérios, mas só receber fundo partidário mesmo sem ter votos, parlamentares eleitos ou sequer um bandeira política, já é um escândalo.

Democracia não pode ser farra com dinheiro do contribuinte. Ano que vem temos eleição, mas o filme já sabemos: a grande maioria dos partidos deve apoiar o PT e a reeleição de Dilma. Porém, em caso de vitória da oposição, esses mesmos partidos não amanhecem o dia primeiro de janeiro de 2015 junto ao PT. Todos eles vão ser aliados do governante da vez, jogando o voto do povo pela janela, junto com a coerência que nunca existiu.

A maior das reformas políticas tem que ser feita pelo eleitor, dizendo não a esses partidos de mentirinha, que sempre estarão no mesmo lugar, no poder, procurando vantagens pessoais para uma meia dúzia de dirigentes.

Fonte: Blog do Jamildo

Comentário: Parabéns Deputado pelo artigo e pela sinceridade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário